Configuração de cotas
Uma coisa que eu nunca consegui entender é como tantas pessoas simplesmente apagam de suas cabeças como se configura e insere as medidas de um desenho (através de cotas).
Nesta postagem vocês vão acompanhar um passo a passo de como se configurar um sistema de cotagem (com escala associativa).
OBSERVAÇÃO 1:
Vocês não são obrigados a configurar isto toda vez! é possível se importar um sistema de cotas previamente criado.
OBSERVAÇÃO 2:
Vocês também não precisam importar um sistema de cotas todas as vezes. É possível já se iniciar um desenho com isso, através de um template.
POR QUE CONFIGURAR?
Desta vez vou ser breve. Olhe a imagem abaixo, consegue ver o tamanho do número “8”? e o tamanho da casa? Pois é, acabou de entender o porquê...
COMO CONFIGURAR
1. Digite o comando “D”, seguido da tecla [enter] para abrir a janela (gerenciador de estilos)
2. Clique em new, e aparecerá uma segunda janela.
3. Insira um nome “que faça sentido” para descrever a configuração.
4. Configuração de linhas (PRIMEIRA ABA DA JANELA):
Deixe todas as configurações de cor, espessura e tracejado serem gerenciados por layer (assim qualquer alteração pode ser efetuada, ajustando diretamente nas configurações de camadas)
Configure a distância do baseline (mas o que é isso?). Consegue ver na imagem abaixo uma cota com o valor 5,00. Essas cotas, que englobam o valor de outras menores são chamados, aqui, de baseline.
Ajuste as distâncias abaixo:
5. Altere o marcador:
Mude o símbolo para OBLIQUE ou ARCHITECTURAL TICK, e ponha o seu tamanho igual ao do texto.
6. Altere o texto (tamanho e comportamento)
7. Na aba "FIT", marque a opção de escala anotativa.
Quanto ao posicionamento do texto, vou simplificar em duas opções, em uma delas, quando não há espaço suficiente, o texto com a cota salta para fora (opção arrows), e na outra não, ou seja ele é sempre mantido entre as linhas de extensão. Os resultados podem ser vistos abaixo.
8. Na aba "Primary units" especifique a quantidade de casas decimais após a vírgula, e use o separador de decimais como vírgula (COMMA, em inglês).
Quanto a "eliminação dos zeros" existem duas opções, basicamente o TRAILING remove o zero à direita e o LEADING remove o zero à esquerda.
No exemplo abaixo a precisão adotada foi de 4 casas decimais, no entanto perceba que pelo fato de a quarta casa ser um zero, ela foi completamente ignorada com a opção TRAILING ativada.
9. Depois de ter cuidadosamente configurado o seu sistema de cotagem, selecione a configuração que acabou de criar e clique em SET CURRENT (definir atual)
Que beleza de explicação. Parabéns!
ResponderExcluirÓtima explicação, muito obrigada!
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirBacana!!! Mas, me diga uma coisa, basta fazer uma cota para qualquer escala Como configurar para escalas diferentes?
ResponderExcluir