Configuração de cotas


Uma coisa que eu nunca consegui entender é como tantas pessoas simplesmente apagam de suas cabeças como se configura e insere as medidas de um desenho (através de cotas).

Nesta postagem vocês vão acompanhar um passo a passo de como se configurar um sistema de cotagem (com escala associativa).

OBSERVAÇÃO 1:
Vocês não são obrigados a configurar isto toda vez! é possível se importar um sistema de cotas previamente criado.

OBSERVAÇÃO 2:
Vocês também não precisam importar um sistema de cotas todas as vezes. É possível já se iniciar um desenho com isso, através de um template.


POR QUE CONFIGURAR?

Desta vez vou ser breve. Olhe a imagem abaixo, consegue ver o tamanho do número “8”? e o tamanho da casa? Pois é, acabou de entender o porquê...


COMO CONFIGURAR

1.    Digite o comando “D”, seguido da tecla [enter] para abrir a janela (gerenciador de estilos)


2.    Clique em new, e aparecerá uma segunda janela.


3.    Insira um nome “que faça sentido” para descrever a configuração.

4.    Configuração de linhas (PRIMEIRA ABA DA JANELA):


    Deixe todas as configurações de cor, espessura e tracejado serem gerenciados por layer (assim qualquer alteração pode ser efetuada, ajustando diretamente nas configurações de camadas)

    Configure a distância do baseline (mas o que é isso?). Consegue ver na imagem abaixo uma cota com o valor 5,00. Essas cotas, que englobam o valor de outras menores são chamados, aqui, de baseline.

        Ajuste as distâncias abaixo:



5. Altere o marcador:

Mude o símbolo para OBLIQUE ou ARCHITECTURAL TICK, e ponha o seu tamanho igual ao do texto.



6.    Altere o texto (tamanho e comportamento)


7. Na aba "FIT", marque a opção de escala anotativa.


Quanto ao posicionamento do texto, vou simplificar em duas opções, em uma delas, quando não há espaço suficiente, o texto com a cota salta para fora (opção arrows), e na outra não, ou seja ele é sempre mantido entre as linhas de extensão. Os resultados podem ser vistos abaixo.


8. Na aba "Primary units" especifique a quantidade de casas decimais após a vírgula, e use o separador de decimais como vírgula (COMMA, em inglês).


Quanto a "eliminação dos zeros" existem duas opções, basicamente o TRAILING remove o zero à direita e o LEADING remove o zero à esquerda.

No exemplo abaixo a precisão adotada foi de 4 casas decimais, no entanto perceba que pelo fato de a quarta casa ser um zero, ela foi completamente ignorada com a opção TRAILING ativada.

9. Depois de ter cuidadosamente configurado o seu sistema de cotagem, selecione a configuração que acabou de criar e clique em SET CURRENT (definir atual)


4 comentários: